segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ecologia no supermercado. Artigo 2: O que cabe ao supermercado

A quantidade de lâmpadas: na intenção de chamar a atenção dos clientes para os produtos, os supermercados investem cada vez mais em iluminação muitas vezes exagerando, o que lhes cabe é ter bom senso neste quesito.

Elevadores: num mundo cada vez mais sedentário conheço alguns supermercados que instalaram elevadores para que se suba um andar da garagem subterrânea para o térreo onde fica a loja. A parte que lhes cabe é incentivar o uso de rampas, visto que os elevadores consomem muita energia e são desnecessários para maior parte dos clientes (exceto para os portadores de necessidades especiais, idosos e gestantes para os quais o elevador deve estar disponível). Foi realmente um tiro no pé mas um supermercado em minha cidade destruiu uma rampa e instalou elevadores (ao invés de manter as duas opções) o que tornou a ida a este supermercado bastante desagradável pela espera na fila para descer da loja nos elevadores sempre lotados por carrinhos e pessoas.

Embalagens: cabe ao supermercado incentivar políticas internas de redução de embalagens em todos os seus setores como padaria, açougue, rotisseria, friamberia e etc.

Geladeiras: as geladeiras sem porta ou tampa, que ficam abertas para o mais fácil manejo dos produtos são muito pouco eficientes sob o aspecto energético, e ainda não mantém a temperatura adequada a conservação dos produtos, os supermercados que se atentaram para isso estão economizando energia e não observaram desinteresse dos clientes pelos produtos quando estes ficam atrás de uma porta ou tampa.

Um comentário:

  1. Vou lá desde criancinha e sempre funcionou perfeitamemte, realmente indignante o "supermercado" (a gente sabe qual é...) ter arrancado a rampa, ela não fazia mal algum e agora torna o usuário mais sedentário ainda, dizem que vai ter uma esteira rolante no lugar, mais energia gasta pelas máquinas e menos energia gasta pela gente...

    ResponderExcluir

Pesquisa personalizada