segunda-feira, 6 de junho de 2011

Copo Menstrual: A Menstruação mais Cômoda, Higiênica, Barata e ECOLÓGICA!!!


Os copos mentruais, embora não sejam uma novidade, visto que são produzidos e comercializados desde 1930 (e há registros de rudimentares circulando desde 1867), ganharam popularidade somente na última década. E isto devido as inovações tecnológicas que conferiram mais conforto e atratividade ao produto que evolui em materiais, cores, modelos e tamanhos.

Entre as um milhão de vantagens estão:

Saúde - O copo coletor não possui propriedades absorventes e por isso não altera o pH, a umidade e a flora natural de proteção natural da vagina. O algodão alvejado (utilizado pela maior parte dos fabricantes de absorventes) pode deixar traços de dioxina (um potencial carcinógeno) no algodão. Não há casos relatados de Síndrome do choque tóxico (sigla SCT, geralmente ligado ao uso de tampões tradicionais) em mulheres que usam o coletor. A utilização do copo permite à usuária visualização (e mensuração) do fluxo sanguíneo e melhor conhecimento de sua anatomia reprodutiva.

Economia – podem durar até 10 anos. Algumas marcas anunciam validade indeterminada. O custo inicial de um coletor (atualmente em torno de R$80,00) é maior do que o dos absorventes tradicionais, mas este custo é logo compensado em um curto período de uso.

Redução de resíduo – apenas o fluxo menstrual é descartado, o que contribui para menor produção de lixo. O algodão alvejado dos absorventes é muito prejudicial ao meio ambiente pois pode conter traços de dioxina (um potencial carcinógeno) no algodão.

Comodidade – têm capacidade para um volume de fluxo muito maior do que os tampões ou absorventes, o que permite um uso muito mais longo mesmo entre mulheres com fluxo intenso. Mais portabilidade ao se carregar um único copo ao invés de vários absorventes ou tampões. A utilização é interna (no canal vaginal, mais abaixo que os tampões) não causando sensação de peso e desconfortos ao urinar. Também pode ser usado durante atividade física na água e fora dela, e pode ser usado antes do início da menstruação (ideal para mulheres com ciclos irregulares).

O copo é prático, difícil é a escolha dentre:

Diferentes cores e opacidades
Diferentes alças de remoção
Diferentes tamanhos
Diferentes designs
Diferentes materiais

Vou deixar a dica de minha pesquisa, o que achei de legal e mais inovador neste mercado e também uma o link para uma tabela comparativa de modelos, conforme esta tabela o comprimento é importante para adequação do produto a sua anatomia e o diâmetro é uma questão de conforto
http://sizecharts.livejournal.com/


Miss Cup http://www.misscup.com.br
Produzido: NO BRASIL!
Material: Silicone.
Tamanhos: "A" 43 mm de diâmetro x 56 mm de comprimento.e "B" 40 mm de diâmetro x 56 mm de comprimento.
Alça: haste.
Cores: transparente.



Produzido: na Índia
Material: Silicone.
Tamanhos: 44 mm de diâmetro x 54 mm de comprimento.
Alça: esférica.
Cores: rosa suave ou rosa com lilás.


Me Luna http://www.meluna.com.br
Produzido: na Alemanha
Material: TPE (elastômero termoplástico) em 2 versões, tradicional e soft (25% mais flexível).
Tamanhos: "P" 40 mm de diâmetro x 40 mm de comprimento; "M" 45 mm de diâmetro x 45 mm de comprimento; "G" 45 mm de diâmetro x 54 mm de comprimento..
Alça: haste, anel, esférica e ausente.
Cores: "Tradicional" incolor, roxa, azul, laranja, preta, vermelha e verde. "Soft Cups" rosa, azul. "Edição especial" glitter pérola e azul turquesa.

Um comentário:

  1. Oii, quem é vivo sempre aparece, você estava sumidinha mas reapareceu em grande estilo, muito bom o post, já tinha ouvido falar neste produto mas não sabia bem como "funcionava", é uma ótima opção para redução de resíduos e considerando que uma caixa de absorvente interno está quase R$ 10,00 pode ser até mais econômico... fica a dica! ;-)
    bjsss

    ResponderExcluir

Pesquisa personalizada